segunda-feira, 30 de maio de 2016

O Projeto Música na Praça movimentou a Praça do Centenário neste Sábado.

A noite do sábado foi de puro Rock in Roll na Praça do Centenário com a Banda Cabruxos.

Através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, o Projeto Música na Praça busca integrar vários estilos de música às Praças da cidade. Neste sábado, foi a vez da Banda Cabruxos mostrar o seu talento, usando as escadarias da Praça como Palco a banda deixou evidente que a estrutura do Projeto é sempre muito simples, porém muito acolhedora. Nas redes sociais muitas pessoas se manifestaram dando apoio ao projeto, que irá continuar.

Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo realiza mais um passeio na Serra de Três Pontas

Conhecer a biodiversidade presente na Serra de Três Pontas é essencial para a conservação dessa Área de Proteção Ambiental. Por isso a Prefeitura de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, promoveu seu segundo passeio ao local, levando gratuitamente mais 53 visitantes para conhecer as belezas e as paisagens do local.
A excursão aconteceu neste sábado, e quem se inscreveu teve que acordar cedo para não perder a oportunidade. O ponto de encontro foi a Praça Cônego Victor, de onde saíram dois ônibus de trespontanos, varginhenses e até belorizontinos. Os ônibus estacionaram na Fazenda da Serra, de onde os visitantes partiram a pé para subida até o cruzeiro, localizado no ponto mais alto da montanha.
Acompanhadas dos pais, muitas crianças mostravam a alegria de estar ali pela primeira vez e queriam subir logo, mas a caminhada seguiu o ritmo que agradasse a todos, inclusive uma mulher de 65 anos que não perdeu a oportunidade de conhecer o lugar: “O vento em cima da montanha parece que limpa a sujeira da alma”, foram as palavras de Elizabeth Margutii
Às 9h todos chegaram ao Cruzeiro, e aproveitaram para descansar da subida, fazer um lanche e até tirar fotos. Depois de uma longa pausa todos desceram, e às 11h30 todos estavam de volta à cidade.

Serra de Três Pontas

A serra que dá nome à cidade de Três Pontas possui um ecossistema valoroso, com grande diversidade de espécies da fauna e flora tropical, e um importante manancial hidrológico. A altitude atinge 1.234 metros acima do nível do mar, isso faz a montanha se destacar no ambiente. Embora pareça um sistema montanhoso isolado, a serra é considerada um prolongamento da Serra da Bocaina, localizada a cerca de 38 quilômetros de distância no município de Lavras que, por sua vez, é considerada contraforte da Serra da Mantiqueira.
O local também já foi parte de diversas histórias. Por volta do século XVIII, a serra era um ponto de referência para os viajantes e tropeiros que passavam pela região. Próximo à montanha também havia um quilombo, conhecido como Quilombo do Cascalho, ponto de refúgio de diversos escravos, mas que foi destruído pouco tempo depois. Na serra ainda existem pequenos muros de pedra, que possivelmente foram construídos por estes escravos durante sua permanência na região.
O local era muito frequentados por praticantes do motocross, e também por visitantes inconscientes da importância da importância do local,  e as trilhas criadas deixavam sulcos na Serra deteriorando o ambiente. Mas em 25 de março de 2014, foi aprovada a lei 3.506, que criou um perímetro de Área de Proteção Ambiental na Serra de Três Pontas, para proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais, inclusive suas nascentes de água, bem como ordenar o turismo recreativo, as atividades de pesquisa e promover o desenvolvimento sustentável.
A APA – Área de Proteção Ambiental da Serra de Três Pontas importa possui 3.163,84 ha (três mil, cento e sessenta e três hectares e oitenta e quatro mil metros quadrados), e suas divisas foram definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Hoje a a serra esta cicatrizando sozinha pelas trilhas feitas pelos motoqueiros, essas trilas já estão sendo preenchidas pela vegetação nativa.

Subida à Serra de Três Pontas
Veja as fotografias capturada pela equipe da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo neste link:
http://canalultranativo.com.br/visita-serra-de-tres-pontas/

Texto: Canal UltraNativo 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Comemoração de quatro anos do Sarau no Quintal bate record de público.

Sarau no Quintal da Casa da Cultura comemorou ontem seus quatro anos de existência. E como em qualquer data especial, o quintal ficou lotado de atrações de peso que deixaram encantados os público cativo, e também os que foram pela primeira vez.
No convite enviado ao público prometia “uma surpresa mais que especial”, e rapidamente se espalhou nas redes sociais a notícia da vinda do guitarrista, vocalista e compositor Cláudio Venturini e o baixista e vocalista Sérgio Magrão, integrantes da Banda 14 Bis.
Mas o sarau foi além disso, após exibir um vídeo relembrando os outros saraus o grupo vocal Cigarras Cor de Rosa subiu no palco, e sob a regência de Mauro Marques amoleceram o coração dos presentes, preparando para o que estava por vir. Mauro continuou no palco e fez uma linda apresentação junto com as cantoras Laura e a Elis Tiso.
Então foi a vez de Claudio Venturini e Sérgio Magrão ocuparem o quintal com toda energia das Bandas Mineiras dos anos 80. Dayana Mazza também fez uma linda participação com o violino e o sua presença de palco única. Wander Scalioni também surpreendeu ao acompanhar os músicos com o seu sax. Natasha eAdriano Kamy, da banda Do Outro Lado da Esquina, também brilharam no palco do Sarau, junto com os músicos do 14 Bis e da violinista Dayana Mazza eles deixaram no pessoal um gosto de quero muito mais.
Depois foi a vez da banda mais que mineira Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd, os músicos que já estiveram com Roger Waters em 2007, também estiveram fizeram uma amostra das apresentações que fazem Brasil afora. E aproveitaram para convidar a todos para o show dia 27 de maio, que acontecerá em Brasília.
O quarteto Morena que foi sucesso no Festival Nacional da Cultura em 2015, também subiu ao palco com toda a13087494_10207213672884890_1504706540688836055_n ginga e encanto das vozes trespontanas Elis Teophilo, Laise Reis, Lidyane Brito e Helen Mariah. André e Alexandre, com a participação e Helbert Gama, relembraram a canção Bola de Meia, Bola de Gude. A Cabruxos também mostraram o bom rock, e Danilo Santos fez sua apresentação solo. David e Marla então acalmaram o coração dos presentes para encerrar as apresentações.
O Sarau no Quintal considerou este encontro como um record de público, como não poderia ser diferente em uma comemoração de quatro anos de muita música, poemas, fotografias e exposições que já passaram pela Casa da Cultura Alfredo Benassi. Magrão e Venturini agradeceram o convite, e deixaram aviso que voltarão no aniversário da cidade, dia 03 de julho.
Além disso, quem passeou pelo Quintal pode ver as fotos que já estiveram em exposição nos saraus, e também a Exposição de Fotografias Fé, Música e Café, do Concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Três Pontas. As camisetas de Emerson Dias, do ateliê Artes e Rabiscos, estiveram presentes.
Na parte poética, a artista Isabela Morais declamou um texto de Carla Carbatti, que estava presente na 2ª edição do Zine do Balaio, uma reunião de escritos de artistas regionais que é publicada junto com a festa Balaio de Vênus. Quem quisesse adquirir também estava disponível.




As fotos são do colunista Paulo Prado, você pode ver mais no perfil dele, clicando aqui.

Fonte: Canal UltraNativo

quinta-feira, 19 de maio de 2016

SARAU NO QUINTAL atende pedido de solidariedade do Papa Francisco e busca alimentos para confeccionar tapetes de Corpus Christi que serão doados à famílias carentes de Três Pontas

SARAU NO QUINTAL atende pedido de solidariedade do Papa Francisco e busca alimentos para confeccionar tapetes de Corpus Christi que serão doados à famílias carentes de Três Pontas


A Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, em Três Pontas, confecciona o tradicional tapete para a passagem da procissão de Corpus Christi com diversos materiais recicláveis, incluindo quilos de alimentos não perecíveis colocado nas laterais, e que serão doados para a população carente. O evento é organizado pela paróquia e atende ao pedido do Papa Francisco para que a igreja olhasse pelos humildes.

A partir de hoje, dia 19 de maio e 19h30, (horário do Sarau no Quintal) até a quarta-feira, 25, os fiéis podem deixar os alimentos na Casa da Cultura Alfredo Benassi, para que através deles, seja feita a confecção dos tapetes, por onde passará a procissão do Santíssimo Sacramento com destino a Praça Cônego Victor, na Igreja Matriz.

Quem puder contribuir com 1kg de alimento, pode levar para o tradicional Sarau no Quintal da Casa da Cultura, que hoje, dia 19 de maio, completa seus 04 anos e estará abraçando também essa causa.

Corpus Christi
 é um feriado cristão 60 dias após a Páscoa. Em varios países cristãos este dia é um feriado oficial. Como a Páscoa e a Quinta-feira da Ascensão o feriado Corpus Christi e um feriado móvel. O dia de Corpus Christi 2016 cai na Quinta-feira, 26 de Maio de 2016.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Sarau no Quintal homenageará Bandas Mineiras e comemora seus 04 anos.

Essa semana tem Sarau no Quintal da Casa da Cultura! 
Emoticon heart
O sarau irá comemorar quatro anos de encontro, e o tema escolhido para a festa é Bandas Mineiras.

Esperamos você no quintal mais cultural da cidade! Será nessa quinta-feira, às 19h30 (e prometemos uma surpresa mais que especial).

O Polo UaiTec prorrogou as inscrições para os cursos gratuitos de tecnologia.

O Polo UaiTec prorrogou as inscrições para os cursos gratuitos de tecnologia.
Existem vagas para Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Analista de Mídias Sociais, Programador WEB, Desenhista de Produtos Gráficos WEB, Programador de Dispositivos Móveis e Programador de sistemas.
As inscrições devem ser feitas até 29 de maio para garantir a vaga. Primeiro no portal online www.uaitec.mg.gov.br, e depois presencialmente na Travessa D’Aparecida, 143 – Centro (ao lado do Clube Serrote).

Passeio na Serra de Três Pontas.

Três Pontas pediu e a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo atendeu!
Através da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Obras, um ônibus será disponibilizado para levar as pessoas até a Serra que dá nome à Cidade. O passeio é gratuito e tem número limite de pessoas. Para fazer a inscrição é preciso ir até a Casa da Cultura Alfredo Benassi, na rua Barão da Boa
Esperança, nº 45, das 09h00min às 16h00min.
O ônibus sairá no sábado, dia 28 de maio, às 7h30min, sem atraso da Praça Cônego Victor e retornará por volta do meio dia.
Menores de 12 anos devem ir acompanhados pelos país e Maiores de 12 e menores de 18 devem levar autorização assinada pelos pais, quem desejar pode solicitar a declaração na Casa da Cultura ou no in box da página Secretarias de Três Pontas.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estréia: Recital no Quintal da Casa da Cultura Alfredo Benassi.


No próximo dia 12 de maio, o quintal da Casa da Cultura Alfredo Benassi receberá o 
Emoticon heart                                             <3 Recital no Quintal! <3
Emoticon heart

No encontro acontecerá a culminância do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) das alunas do 5º período de Pedagogia da Faculdade Três Pontas – FATEPS. Também haverá a exposição com o tema Fé, Música e Café, de Emerson Rios do Ateliê Rabiscos e Tintas.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Wi-Fi De Graça Na Praça: Para Usar É Preciso Se Cadastrar!

Registro Está Sendo Feito Na Casa Da Cultura Alfredo Benassi
Quem deseja usar a internet gratuita já liberada nas praças Cônego Victor e do Residencial Jardim das Esmeraldas, em Três Pontas, precisa se cadastrar. O registro dos usuários está sendo feito na Casa da Cultura Alfredo Benassi, das 11 horas às 17h30min. Mas, em breve, o sistema de cadastramento online estará disponível, segundo a Prefeitura Municipal.
O cadastro tornou-se necessário e obrigatório após o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014). Como todo usuário é responsável pelo conteúdo que acessa, em casos de crimes pela internet, o cadastro facilita a identificação do autor.
A internet gratuita na praça é uma iniciativa pública de incentivo à cultura digital e promoção da internet como uma ferramenta social. O projeto, disponibilizado pela Prefeitura, pretende promover a inclusão e reduzir as desigualdades de acesso às tecnologias da informação e comunicação.
A Casa da Cultura Alfredo Benassi está localizada na Rua Barão da Boa Esperança, nº 45, no Centro de Três Pontas. Para o cadastramento é preciso apresentar o CPF do titular e endereço de algum e-mail.

Eleições 2016: prazo para tirar título de eleitor se encerra hoje, 4 de maio


Os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que pretendam votar nas eleições municipais de 2016 não devem deixar para a última hora para tirar seu título no cartório eleitoral ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. Quem antecipar a ida ao cartório eleitoral poderá evitar as filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro de eleitores para o pleito deste ano. O prazo para alistamento eleitoral e transferência termina no dia 4 de maio.
Esta também é a data final para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos: Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Dias das Mães com muita música na Praça Cônego Victor.

No Dia das Mães vai ter muita música boa na Praça Cônego Victor à partir das 20h00min, com a Banda Morena e as Cigarras-Cor-De-Rosa. O Grupo Laroc Lacov também vai fazer parte dessa festa!
Então anota aí: - 08 de Maio - 20h00min - Praça da Igreja Matriz.
MÃE...
"São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais...
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena-confessam mesmo os ateus-
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!"

Mario Quintana *



terça-feira, 3 de maio de 2016

Projeto Interdisciplinar de Curso do 5º período de Pedagogia na Casa da Cultura

No próximo dia 12 de maio, na Casa da Cultura Alfredo Benassi, às 19h, acontecerá a culminância do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) das alunas do 5º período de Pedagogia da Faculdade Três Pontas – FATEPS. O PIC tem como objetivo construir pontes relacionais entre docentes, discentes e comunidade, possibilitando a realização de um trabalho interdisciplinar que proporcione a integração da teoria e prática profissional. Neste semestre letivo, a culminância do projeto se dará através da realização de um Sarau Poético e Musical com o tema: “Entre poetas e músicos: tecendo as melodias das palavras”.
Por meio de pesquisas e trabalhos acadêmicos, o projeto teve como objetivoconhecer poetas brasileiros que tiveram suas poesias musicalizadas e músicos contemporâneos que fazem de suas letras verdadeiras poesias, favorecendo a aproximação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia com a linguagem poética.Entre os poetas foram selecionados: Clarice Lispector, Vinícuis de Morais, Solanio Trindade, Carlos Drumond,Cecília Meireles e os músicos: Gabriel “ Pensador” e Arnaldo Antunes.
O projeto está sendo coordenado pelo Prof. Paulo Leandro de Carvalho, o qual acredita que: “É através desse tipo de leitura que o professor pode e deve proporcionar situações em que a criança desenvolva seu lado emocional, construa seus valores e desperte para um saber lúdico. Fazer um trabalho lúdico com o ensino de poemas pode ser uma forma eficaz de levar o alunado infantil a ver a leitura de poemas, não mais como uma atividade árdua, mas como uma porta aberta para o mundo da fantasia e da criatividade”.
O Curso de Pedagogia agradece ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Três Pontas e espera que o projeto possa levar os acadêmicos a conhecer a realidade do trabalho com a poesia na escola, bem como os fundamentos para a inserção da poesia nas práticas curriculares e, desta forma, possam desenvolver atividades pedagógicas coerentes e consistentes.


segunda-feira, 2 de maio de 2016

ZULLUBABA NO DIA DO TRABALHADOR


A BANDA ‪#‎ZULLUBABA‬, ontem fez a maior folia pra comemorar o Dia do Trabalhador!

O encontro foi na Avenida Oswaldo Cruz, e esquentou os trabalhadores com o som contagiante da Banda, que mistura o jeitinho mineiro com o axé da Bahia.

Confere aí algumas fotos:

Banda Zullubaba