terça-feira, 3 de maio de 2016

Projeto Interdisciplinar de Curso do 5º período de Pedagogia na Casa da Cultura

No próximo dia 12 de maio, na Casa da Cultura Alfredo Benassi, às 19h, acontecerá a culminância do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) das alunas do 5º período de Pedagogia da Faculdade Três Pontas – FATEPS. O PIC tem como objetivo construir pontes relacionais entre docentes, discentes e comunidade, possibilitando a realização de um trabalho interdisciplinar que proporcione a integração da teoria e prática profissional. Neste semestre letivo, a culminância do projeto se dará através da realização de um Sarau Poético e Musical com o tema: “Entre poetas e músicos: tecendo as melodias das palavras”.
Por meio de pesquisas e trabalhos acadêmicos, o projeto teve como objetivoconhecer poetas brasileiros que tiveram suas poesias musicalizadas e músicos contemporâneos que fazem de suas letras verdadeiras poesias, favorecendo a aproximação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia com a linguagem poética.Entre os poetas foram selecionados: Clarice Lispector, Vinícuis de Morais, Solanio Trindade, Carlos Drumond,Cecília Meireles e os músicos: Gabriel “ Pensador” e Arnaldo Antunes.
O projeto está sendo coordenado pelo Prof. Paulo Leandro de Carvalho, o qual acredita que: “É através desse tipo de leitura que o professor pode e deve proporcionar situações em que a criança desenvolva seu lado emocional, construa seus valores e desperte para um saber lúdico. Fazer um trabalho lúdico com o ensino de poemas pode ser uma forma eficaz de levar o alunado infantil a ver a leitura de poemas, não mais como uma atividade árdua, mas como uma porta aberta para o mundo da fantasia e da criatividade”.
O Curso de Pedagogia agradece ao apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Três Pontas e espera que o projeto possa levar os acadêmicos a conhecer a realidade do trabalho com a poesia na escola, bem como os fundamentos para a inserção da poesia nas práticas curriculares e, desta forma, possam desenvolver atividades pedagógicas coerentes e consistentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário