Em setembro tem Encontro de Bandas Marciais
No domingo, 6 de setembro, será realizada a 3ª Integração de Bandas Marciais, em Três Pontas. Confirmaram presença representantes de Perdões, São Tomé das Letras, Coqueiral, Machado, Candeias e Guapé. Às visitantes se juntará a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro que, sob o comando do Musicista Wander Scalioni, será a grande anfitriã. Ainda de Três Pontas participará a Fanfarra da Escola Coração de Jesus/Objetivo.
“Estamos muito felizes com a presença da Fanfarra que é maravilhosa e que sobrevive, com certeza à duras penas, enquanto bandas, por exemplo, das escolas Deputado Teodósio Bandeira, Jacy Junqueira Gazola e Tancredo Neves – que também são lindíssimas – estão paralisadas devido aos custos elevados”, diz a Secretária.
Débora Andrade reconhece que as fanfarras escolares merecem maior incentivo financeiro, mas lamenta a impossibilidade por parte da Prefeitura. Acrescenta que o músico, Gabriel de Brito (Bibi), lidera um movimento para fazer reviver o grupo do Estadual e que há grande torcida para que ele consiga. Aliás, no Desfile Cívico do aniversário da Cidade, em julho, a Fanfarra do Teodósio Bandeira fez participação especial e arrancou aplausos da arquibancada.
A Interação de Bandas Marciais será na Praça Cônego Victor (em frente às agências bancárias) às 9h30min. Juntas, elas descerão até a Praça do Centenário onde, às 10 horas, começará o evento.
Apesar da beleza e da riqueza cultural, edições anteriores não despertaram interesse do público
Reunir várias bandas não é tarefa fácil. Mas com determinação e empenho é possível e o evento – culturalmente rico – se torna também belo. No entanto, nas duas primeiras edições, não atraiu o público na quantidade desejada pela Secretaria. Débora Andrade insiste em trazer a opção para o Município – Capital Mineira da Música – a fim de presentear a população e até pede sugestões para que o Encontro se torne mais prestigiado.
“Quando falamos em música, Três Pontas sempre aponta e de forma brilhante e não é à toa. É pela persistência, pela boa vontade, principalmente dos músicos. A nossa Banda nunca esteve inativa e sempre funcionou muito bem com pessoas muito competentes à frente e na composição dela. Nós, da Administração, nos orgulhamos em realizar o Encontro porque ele fortalece e motiva as pessoas a manterem viva a tradição das fanfarras, das bandas marciais”, registra.
Débora Andrade finaliza informando que a Prefeitura gostaria de realizar um desfile cívico no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, no entanto, ele não se concretizará para evitar gastos por parte da Cultura e também das escolas.
“A Saga do Sertão: a força de quem faz” é o novo espetáculo do Circo Sesi. O projeto aportará em Três Pontas no dia 11 de setembro para contar a história da chegada de uma indústria na pequena cidade em que vive Fabiano, sua família e a cachorrinha Baleia. A obra homenageia Vidas Secas, de Graciliano Ramos e é representada de uma maneira bem diferente. Em cena estarão 9 atores, 6 artistas circenses, 3 músicos e bonecos que atuarão, cantarão, farão acrobacias e malabarismos. O projeto é uma iniciativa do Sesi/Fiemg.
A Secretaria de Cultura ainda confirmará o local – se Praça Cônego Victor ou do Centenário – e o horário que começará o espetáculo que mistura teatro e circo e que vem encantando o público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário