O COMTUR, dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo. Uma das maiores conquista para os municípios mineiros foi a inclusão do critério “turismo” na distribuição de parcela de arrecadação do ICMS estadual. Pela primeira vez na história da economia brasileira, municípios terão incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística. A inclusão do critério turismo na Lei Estadual nº 18.030/2009 é um ganho sem precedentes para o turismo em Minas Gerais, sendo explicado pelo fato de o turismo ser um dos instrumentos de distribuição de renda mais democráticos, tendo em vista que a atividade permite, a todos os setores da economia, um grande benefício, promovendo um substancial desenvolvimento econômico, cultural e social. Dessa forma, o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal. Para ter direito ao repasse, o município deverá, anualmente, se enquadrar aos seguintes critérios obrigatórios: Participar de um circuito turístico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais. Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo. Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em regular funcionamento. Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento.
A COMTUR tem a função de: Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município. Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas. Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município. Estimular as atividades culturais e turísticas no município. A importância do COMTUR está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal deve estar comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade, dado as suas características e funções, estiveram a par dessas questões os conselheiros e seguindo a reunião, outros temas da pauta foram abordados.
Sobre o TERMO DE POSSE: foram escolhidos os novos membros do conselho, bem como indicação do novo presidente.
REPRESENTANTES DO GOVERNAMENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, LAZER E TURISMO
Titular: Débora de Paula Andrade
Suplente: Gláucio Antunes Modesto Júnior
Titular: Keyre Kelly Ferreira Mariano
Suplente:Tais Mancini Matioli de Souza
SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE
Titular : Lincoln Felisali:
Suplente: Elizandro Miranda Rosa:
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Titular: Maria Helena Aparecida Ribeiro:
Suplente:André Luiz Pereira:
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E OBRAS
Titular: Ana Maria Campos Scatolino Duarte:
Suplente: Bianca Silveira Lacerda Aquino
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Titular: Paulo de Paiva Loures Neto:
Suplente: Oswaldo Olivotto Ardissono:
CÂMARA MUNICIPAL DE TRÊS PONTAS
Titular:Sérgio Eugênio Silva:
Suplente: Vitor Bárbara:
REPRESENTANTES DO NÃO GOVERNAMENTAL
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E AGRO-INDUSTRIAL DE TRÊS PONTAS
Titular:Diego Ferreira Andrade:
Suplente: Alberto Vitor da Conceição:
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TRÊS PONTAS E ADJACÊNCIAS-ACTA
Titular: Tiago Miranda Figueiredo:
Suplente: Felipe Barbosa Duarte:
ASSOCIAÇÃO PADRE VICTOR
Titular: Maria Silvéria de Melo Mesquita Andrade
Suplente: João Azevedo de Figueiredo:
ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS E ARTISTAS PLÁSTICOS DE TRÊS PONTAS
Titular: Creuza Maria Matos de Araújo
Suplente: Adriana Silva Santiago:
ASSOCIAÇÃO DE BAIRROS
Titular: Sebastião Carlos Lopes:
Suplente: Tatiane Cristina Botrel Azarias:
ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS COM ATUAÇÃO NO RAMO DE BARES, RESTAURANTES E HOTÉIS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE T. PONTAS
Titular: Gustavo Vilela Boechat
Suplente:Manoel Renato de Oliveira
Titular: Priscila Ximenes Abreu Schiavon
Suplente:Tiago Anísio Corrêa
OS PROJETOS 2015: (ainda neste semestre e o próximo): propostas, discussões e decisões foram tomadas a respeito dos eventos turísticos da cidade, como por exemplo, o Fenac, Festival Musica do Mundo, Expocafé e outros.
Foi discutido também o turismo religioso, neste caso, a beatificação do Padre Vitor.
SINALIZAÇÃO: Uma sugestão foi levantada, sobre este tema, a necessidade de sinalização em rodovias federais que dão acesso a Três Pontas.
Já no fim da reunião os membros do conselho citaram a boa nova, o atual Secretário de Turismo do Estado é trespontano, Mario Henrique Caixa, sendo assim, acredita-se conseguir maior atenção para a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário