O Programa Música Minas lançou nesta sexta (20/12) um edital que busca intensificar a circulação pelo interior de Minas Gerais de músicos, grupos e formações maiores, que normalmente encontram dificuldades para fazer turnês, como corais, bandas civis e manifestações das culturas populares como as guardas de congado.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o Edital de Descentralização Estadual atende a uma carência crônica, potencializada pela enorme extensão territorial do Estado: a dificuldade dos artistas de circularem por Minas Gerais e, com isso, criarem novas rotas de formação de público e de fortalecimento das economias locais, sobretudo no interior.
Fruto de duas consultais públicas que reuniram sugestões do setor, o novo edital funde o antigo Edital de Circulação Estadual ao que seria o Edital Rodoviário, submetido à avaliação de agentes culturais em agosto passado. O mecanismo de participação funcionará da seguinte forma: o próprio artista define sua rota, na região e no momento do seu interesse.
O proponente pode, por exemplo, valer-se de um festival ou festividade que será realizado em determinada cidade para estabelecer parcerias com espaços culturais ou bares de cidades vizinhas ou que estejam no percurso para sua turnê.
Cada proposta selecionada pela curadoria receberá um valor proporcional à distância que será percorrida, além de ajuda de custo que varia de acordo com o número de shows e de integrantes do grupo. As viagens abarcam o período de fevereiro a julho.
Confira mais informações:
Edital na íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário