Vem aí mais uma edição do Festival Música do Mundo em Três Pontas, e entre as tantas atrações, oSarau Trem de Doido promete muita música boa e cultura na Praça do Centenário. Esse ano, o temaTrem de Doido reunirá artistas e poesias de todos os lados em um só lugar.
Já estão confirmados o Quarteto Morena, o Coral Infantil do Conservatório Municipal Trenzinho Caipira, as bandas Marginália, A Vapor e O Bando, que apresentarão seus trabalhos em versões acústicas. O poeta Eduardo Campos, a multiartista Beat Nica com a Estrada da Arte que trará poesias e malabares ao encontro. E muito mais.
Como muitas cidades mineiras, Três Pontas tem uma memória associada ao trem que, que ainda foi reforçada pelo desenho de Milton Nascimento na capa do seu disco Geraes: a Serra de Três Pontas e o trenzinho passando. Ficamos conhecidos por essa marca, além do trem estar presente no nosso vocabulário.” – diz Isabela Morais, idealizadora do Sarau – “A ideia é que a gente possa, através das artes, dar vida a esse trem que está tão presente no nosso imaginário. O sarau sempre procura trabalhar com um tema para estimular a criatividade dos seus participantes. A inquietação do trem é antiga e dialoga e muito com as canções do clube da esquina… Tem tudo pra ser uma linda viagem.”
História e Tradição
O primeiro Sarau que entrou para a programação do Festival Música do Mundo, foi em homenagem ao Vinicius de Moraes. “Para viver um grande amor” contou com o suporte fundamental do O Bando do Tiê Preto, grupo de cultura popular lá Araraquara. “Foi um dos primeiros trabalhos do bando, por sinal, e eles voltaram pro Festival em diversas edições.” – relembra Isabela – “Uma cena marcante foi Dona Norma cantando ‘Eu sei que vou te amar’ e todo mundo chorando”.