segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Artesanato agora é profissão reconhecida

A legislação define que o artesanato deve valorizar a identidade e a
cultura nacionais, especifica a destinação de uma linha de crédito especial – para financiar a comercialização da produção e a aquisição de matérias-primas e de equipamentos – e determina, ainda, a integração dessa atividade profissional com outros setores e programas de desenvolvimento econômico e social.
“O artesanato é uma atividade muito importante para a economia e a cultura do país e traz a identidade cultural das nossas regiões, dos estados brasileiros, além de movimentar a economia regional. Essa lei vai permitir a formulação de um conjunto de políticas públicas e a destinação de linhas de crédito para esses trabalhadores, ou seja, para apoiar o artesão e também permitir a qualificação e a gestão profissional das atividades dessa categoria”, explica o ministro Rossetto.
Foto de Ministério do Trabalho e Emprego.
A lei também permite o apoio comercial e a identificação de novos mercados internos e fora do país. Para isso, indica a criação de certificados de qualidade, que permitam agregar valor aos produtos e técnicas artesanais.
Escola – A Lei define a criação de uma Escola Técnica Federal de Artesanato, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de programas de formação; e diz que o artesão deverá ser identificado pela Carteira Nacional do Artesão, válida em todo o território nacional por, no mínimo, um ano, e que só poderá ser renovada com a comprovação de contribuições para a Previdência Socia
A presidenta Dilma Rousseff sancionou sem vetos a Lei do Artesão (Lei n° 13.180), publicada nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União. O texto regulamenta a profissão de artesão, estabelece diretrizes para as políticas públicas dirigidas à categoria e define parâmetros para o exercício da atividade. A lei também foi assinada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Smells Like Trespontano Spirit - Edimar Rodolfo

Smells Like Trespontano Spirit

Por: Edimar Rodolfo
Boatos dão conta que a canção "New York,New York" originalmente se chamava "Três Pontas,Três Pontas" e o nome foi mudado por exigência da gravadora que,erroneamente,achava que Nova York fosse mais famosa que Três Pontas,dizem também que num fim de tarde no alto cocada,Louis Armstrong compôs "What a wonderful world",anos mais tarde,ali pertinho,na
arvinha,Axl Rose escreveu os versos de uma canção que viria a se chamar "Paradise City",nos anos 80 Renato Russo do alto do marolão rabiscava num velho caderno sobre uma moça que se jogou da janela do quinto andar,uma tarde na Praça da Matriz,Fred Mercury cantarolava pela primeira vez "Love of my life",depois de passar um domingo inteiro na Cachoeira do Sobradinho,Bob Marley fez "Natural mystic",na praça do centenário,Kurt Cobain nos disse,depois de mais um dia de trabalho,que tinhamos cheiro de espírito juvenil...depois de ver os ypês da Escola Monsenhor João Batista da Silveira,Jorge Ben escreveu num pedaço de papel que nosso país é abençoado por Deus e bonito por natureza,na rua da bengala,não sei por qual motivo,Marcelo D2 e B Negão compuseram "Contexto"...e de todas essas histórias malucas,uma em especial me chama atenção,um lavrador me disse que um dia,enquanto arava a terra,um menino negro do cabelo enrolado,com a roupa encharcada e a alma repleta de chão passava do outro lado da estrada,dedilhando seu violão e com uma voz maravilhosa,cantava uma canção muito muito triste,que era mais ou menos assim:

Quando você foi embora
fez se noite em meu viver
forte sou mas não tem jeito
hoje eu tenho que chorar
minha casa não é minha
e nem é meu este lugar
estou só e não resisto
muito tenho pra falar ♫♫♫

Fotos: Concurso de Fotografias " Fé, Música e Café " 

Ano: 2014
Foto de Secretarias de Três Pontas.

Sarau no Quintal - Fernando Brant

Fernando Brant - Clube da Esquina
O Sarau no Quintal dessa sermana homagenou o compositor Fernando Brant.
Na Casa da Cultura, quem recepcionou os músicos e o público que veio prestigiar foi a galera do ENCENART. O pessoal foi chegando e se acomodando, até que a música começou e durou até por volta das dez e meia da noite, desta quinta-feira. 
Os músicos presentes, foram nossos queridinhos Gabriel e Bia e também os convidados especiais, e mais que especiais: Marla (Marlinda) , Bad Boy e Isabela Morais na voz e Davyd Castro no violão, deixaram o Sarau no Quintal emocionante. Confira nas fotos como foi ontem, o público, os músicos, o pessoal do teatro e a lua, dando um sorriso!










quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR

Aos Mestres, Feliz Dia do Professor!
* * *
Foto de Secretarias de Três Pontas.
 * * * 

Porque ser professor é aprender para ensinar; porque ser professor é ser dedicação, paciência e persistência; porque ser professor é ser mestre, é saber cativar e inspirar; porque ser professor é educar. A todos os que dedicam sua vida a tão nobre e distinta profissão, um feliz dia do Professor!
A todos vocês que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam e acompanham o nosso agradecimento e esta sentida homenagem!
Um Parabéns em especial à todos os Professores que atuam na cidade de Três Pontas!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

SARAU NO QUINTAL: FERNANDO BRANT

Foto de Secretarias de Três Pontas.


Nessa semana do saco-cheio, a Secretaria de Cultura estará realizando no dia 15 de outubro, quinta-feira, mais um Sarau no Quintal.
Dessa vez a homenagem será ao grande compositor Fernando Brant, um dos fundadores do Clube da Esquina, que na década de 1960, conheceu Milton Nascimento, seu principal parceiro em mais de 200 músicas. 
Em 1967, compôs sua primeira música, "Travessia", que se tornou um hit nacional na voz de Milton Nascimento, que ainda interpretou outros clássicos de Brant, como "Canção da América", "Nos bailes da vida", "Maria, Maria", "Planeta Blue", "Promessas do Sol", "O Vendedor de Sonhos" e "Encontros e Despedidas", entre outros. Brant ainda formou parceria com os irmãos Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura e Sirlan.
Se você canta alguma de suas composições ou quer recitar um poema, vem pra Casa da Cultura nessa quinta-feira, vamos juntos prestigiar a boa música de Brant e seus interpretes.
Não vá perder em! 

Chama a galera, a família venha assistir e participar...
Faça parte da Cultura de Três Pontas
Aproveite sua semana do saco-cheio aqui na Casa da Cultura

Dia: 15 de outubro
Horário: 19h30min
Local: Casa da Cultura Alfedo Benassi



II Encontro Do Projeto Educar + Sarauzinho Envolve Cultura, História E Lazer


Na manhã desta quarta-feira (7), aconteceu o II Encontro do Projeto Educar + Sarauzinho na Casa da Cultura Alfredo Benassi, em Três Pontas. Desta vez, participaram do evento, alunos do 7º ano da Escola Municipal João de Abreu Salgado. No porão do Cine Clube foi exibido um filme feito com o Historiador Paulo Costa Campos que fala sobre a Casa da Cultura, Praça “do Pirulito” e a Rua Barão da Boa Esperança – importantes pontos do Município.

O encontro faz parte do Projeto Educar que tem como objetivo orientar as crianças, junto às escolas, sobre a importância do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade de Três Pontas.
Um teatro educativo sobre o tema também foi apresentado aos alunos que, em silêncio, prestaram atenção nos gestos e falas dos personagens representados pelo Professor Glauber Reis e sua parceira de cena.
A Musicista Lidyanne Brito cantou e conversou com as crianças, contando sobre sua infância e a ligação com a música. No mesmo palco, o Diretor Artístico Pedagógico do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, Beto Maciel, foi quem deu melodia à voz de Lidyanne e de alguns alunos que se aventuraram a cantar.
Um lanche acompanhou o desfecho do Sarauzinho feito especialmente para a garotada que no final se juntou para uma foto. 
A orientação da criança e adolescente sobre patrimônio histórico, artístico e cultural é de extrema importância para que, no futuro, o passado seja, não só respeitado, mas também conhecido e compartilhado. É esta uma das missões da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas.
A estreia do Projeto
Já pensando em festejar o Dia das Crianças, a Secretaria colocou o Projeto em prática na quarta-feira, 30 de setembro. O ambiente “Cine Clube” e as curiosidades históricas contadas pelo Historiador Paulo Costa foram disponibilizados para duas turmas do 5° ano da Escola Municipal Antonieta Ferracioli Duarte que lotaram o porão e o quintal da Casa da Cultura. 
A Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Débora Andrade, deu continuidade sobre o assunto patrimônio, levando educação e ensinamentos de responsabilidade para com a preservação desse bem. As crianças interagiram com perguntas e cartazes, demonstrando através de desenhos os patrimônios da Cidade.
Como prevê o projeto, o Sarauzinho também foi atração. Meninos e meninas dançaram, pularam e se divertiram com o Patati e Patatá. A dupla famosa foi representada por alunas do grupo Encenart. Os visitantes também cantaram muito com Lidyanne e Beto Maciel.
Após o café, um grupo recitou o poema “Paraíso”, de José Paulo Paes, que termina assim:
“Se este mundo fosse meu,
eu fazia tantas mudanças
que ele seria um paraíso
de bichos, plantas e crianças”.

Outubro Solidário




OUTUBRO SOLIDÁRIO

Nesse primeiro domingo dia 04/10/2015, teremos um domingo de boa música.

Este evento solidário tem a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis (exceto sal).
Fraldas geriátricas e agasalhos para a Vila Vicentina.
Teremos sorteios de brindes, música de todos os estilos musicais e muita solidariedade para promover a cidade que tanto desejamos!

À partir de 04/2015 - 8:00
Brasil, Três Pontas, 37190

 Venha participar você também, contamos com a sua presença!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

DIA DO PREFEITO

O dia 11 de Abril é lembrado como o Dia do Prefeito Municipal, que é o político eleito por determinado município para exercer o cargo de gestor público da cidade pelo período de 4 anos, podendo ser reeleito por mais 4 anos.

O cargo de Prefeito faz parte do poder executivo, sendo responsável por administrar o município conforme as leis municipais. Dentro da ordem constitucional, o prefeito tem o cargo de chefia da administração dos serviços públicos, equiparando-se aos demais chefes do poder executivo como Governadores e Presidentes, no âmbito local do município, tendo como fiscalizadores de suas atividades o poder legislativo representado pelos vereadores da câmara municipal.

Qual dia é comemorado o dia do prefeito?

A data de 11 de Abril é data em que em 1835 foi criada a função de prefeito pela Assembleia Provincial Paulista, que via a necessidade de estabelecer um equilíbrio na administração de municípios, após a aprovação em 1832 do Código de Processo Criminal, que previa um grande poder para as câmaras municipais. Posteriormente vários estados aderiram a ideia e criaram a função de prefeito, e atualmente a data é lembrada como o Dia Nacional do Prefeito.

Dia do Prefeito ? 6 de Outubro

Apesar de oficialmente o Dia Nacional do Prefeito Municipal ser comemorado em 11 de Abril, existem outras datas que também lembram esse cargo como o dia 6 de Outubro ou mesmo o dia 1 de Outubro, que é a data em que se comemora o Dia do Vereador conforme Lei Federal 7.212/1984

"Os recursos de uma cidade provém do interesse de seu prefeito em lutar pelos direitos de seus concidadãos."

         A cada quatro anos no Brasil, em um domingo do mês de Outubro, um evento tem se repetido: os brasileiros vão às urnas escolher novos chefes para o poder executivo de seus municípios. Assim como votar para presidente, governador e deputados, eleger um prefeito para o mandato de quatro anos é algo de extrema importância e, ao mesmo tempo, de responsabilidade por parte de cada eleitor, pois o futuro da cidade estará nas mãos de quem vencer.

          Dessa forma, vale a pena refletirmos um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipios estão entre suas ações. Como representante do poder executivo, é o prefeito quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, do controle do erário ao planejamento e concretização de obras, sejam elas em termos de construção civil ou da área social. Logo, pode parecer redundante, mas é preciso frisar a ideia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

         Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da câmara municipal, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, do governo estadual e federal. A ajuda destes dois últimos se dá através de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas locais.

         Quanto ao processo eleitoral, diferentemente das eleições para vereador, aquele que disputa um cargo de prefeito é classificado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como um candidato majoritário, isto é, para a vitória nas urnas, ele deverá obter a maioria absoluta dos votos. Segundo o TSE, caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Dessa forma, para ser eleito já no primeiro turno, é preciso alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. Se no primeiro turno nenhum candidato atingir esse limite mínimo de votos, é realizado o segundo turno do pleito entre os dois candidatos mais votados, quando será eleito quem tiver a maioria dos votos. Na eventualidade de um segundo turno, os candidatos já derrotados podem ou não manifestar apoio a um dos candidatos que ainda está no pleito, fato que certamente pode influenciar no eleitorado, tornando-se assim um fator decisivo em muitas eleições. Ainda segundo dados do TSE, em 2012, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades, sendo contabilizados 15.588 candidatos a prefeito que concorrem a 5.568 vagas.

         Dessa forma, dada a importância da figura do prefeito municipal como chefe do poder executivo, o voto consciente enquanto fruto direto da avaliação dos candidatos e coligações é uma arma importantíssima no enfrentamento à corrupção, ao desmando, à coisa mal feita e à falta de capacidade administrativa, tão maléficos ao bem da coletividade. Assim, votar sem consciência equivale, em um jogo de futebol, a chutar para o gol sem se preocupar com questões básicas como direção da bola e força do chute. Em muitos casos, pior do que chutar para fora, é marcar um gol contra.

Três Pontas conta com um ótimo administrador das contas públicas. 
Prefeito Paulo Luiz Rabelo - As Secretarias de Três Pontas o parabeniza pelo seu dia.

sábado, 3 de outubro de 2015

TEATRO: Padre Vitor

É HOJE!
Às 20h, o Grupo de Teatro Caminhos da Juventude apresentará a peça de teatro Padre Victor - Um cidadão do Infinito. A história já foi apresentada nas comemorações do Dia do Padre Victor (23 de setembro), mas será reapresentada para a população no Centro Cultural Milton Nascimento.
A entrada para a apresentação será 1kg de alimento não perecível, e a troca será feita 2h antes do espetáculo, no Centro Cultural Milton Nascimento.

VENHA CONFERIR!                      
                                 Foto de Prefeitura Municipal de Três Pontas.