terça-feira, 28 de abril de 2015

ENTREVISTA >> Adriano Kamy.


     A Secretária de Cultura entrevistou nesta terça-feira, dia 28,
                     o cantor e compositor Adriano Kamy.


Você confere aqui nosso bate-papo:



 Quando e onde você começou na música, como foi isso?

Comecei com 13 anos em Três Pontas. O gosto pela música surgiu ouvindo minha mãe cantar e meu pai tocar violão. Nessa época, minha mãe tinha uma dupla sertaneja chamada Cris e Cristina, minha irmã já era formada em piano popular e em casa era música o dia inteiro. Não tinha como seguir outro caminho.
Resolvi fazer aula de violão e, com um ano de prática, já acompanhava minha mãe em shows na região. Dali então, nunca mais parei.

 
Qual foi a primeira composição?

Ela foi escrita quando tinha 15 anos e se chama “A cada dia”, mistura um pouco de inocência com um sonho enorme. Naquela época, já queria mostrar meu trabalho autoral. Um dia crio coragem e a lanço.


Quantas composições/álbuns você já gravou?

Lançado oficialmente, apenas um álbum, com 10 canções autorais. O disco foi produzido por Marcelo Sussekind ( que já produziu também Lulu Santos, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso entre outros) e conta com as participações especiais dos conterrâneos Milton Nascimento e Wagner Tiso. Quem quiser conferir é só entrar no site www.kamyoficial.com.br.

De todas as canções do álbum, quais as principais e as que você mais se identifica?

Gosto de todas! Estamos divulgando a música “Acabou” que lancei a pouco tempo o clipe na internet. A que mais me identifico se chama “Essa febre”. Adoro a letra que é parceria com meu amigo P.H. Lara.

Quais instrumentos você toca?

Meu instrumento principal é a guitarra, foi minha primeira paixão. Mas, arrisco um pouquinho na bateria, baixo e piano... (Respondeu com risos)

Como foi participar do FENAC? Qual foi a emoção  em participar de um festival de projeção nacional?

É muito bom poder mostrar sua música, ainda mais com a visibilidade que tem o festival.  Em 2008, ganhamos o 1º lugar na etapa Três Pontas com música “Passo a passo”. Foi muito emocionante, ainda mais sendo uma música Pop e o festival tendo um caráter mais regional. Foi uma surpresa. A noite foi inesquecível!


Qual a importância de levar o nome de Três Pontas, cidade que tem uma cultura musical muito forte?

É uma cidade que eu sou apaixonado, nasci e fui criado em Três Pontas, quando estou viajando e digo que sou de lá a maioria diz: “a terra do Bituca, né?”  O Milton e Wagner conseguiram levar a cidade a ser conhecida mundialmente. Isso é demais!



Como foi sua experiência no som Brasil?


Uma experiência incrível poder dividir o palco com Milton Nascimento, Wagner Tiso, Lô Borges e Fernanda Takai. Foi lindo, ainda mais sendo um Tributo ao Clube da Esquina, um movimento mineiro e rico artisticamente.
Quando minha assessora me ligou dizendo que eu iria interpretar Sol de Primavera, logo corri na internet para tirar a canção, ali pude entender o quanto era uma canção mágica, que marcou gerações. Fiquei fascinado com letra, e tinha um sentido especial pra mim, pois encaixa exatamente na situação atual que estava vivendo.

Quais são seus projetos para o futuro?

Atualmente estou na estrada com a turnê  “Anjos Normais”  que conta com a participação especial do meu amigo Wilson Sideral e,  paralelamente,  gravando meu 2º álbum de estúdio que conta com produção de Torcuato Mariano, atualmente produtor do programa The Voice e Superstar.



Encontro de Violeiros

É nessa quinta-feira!
O grande Encontro de Violeiros, marcado para o dia 30 de abril.
Ele acontecerá no Sambódromo da Avenida Oswaldo Cruz, com início às 19h!
Haverá apresentação das violas da Turma do Sr. João Batista, que aquecerá o encontro até às 22h. Às 22h30min começará o show da dupla sertaneja Regis e Raí, um grande presente da Prefeitura Municipal para os trabalhadores trespontanos.

domingo, 26 de abril de 2015

DIA DO JAZZ

No dia 30 de Abril é celebrado Dia Internacional do Jazz, e para comemorar a data o Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos está trazendo filmes, documentários e workshops para enriquecer ainda mais o repertório dos trespontanos.
O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. O Dia Internacional do Jazz foi criado pela UNESCO em 2012, e anunciado pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.

A programação acontece das 08h00 às 18h00, no Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos (Rua Prefeito Olinto Reis Campos, 206 – Jardim Brasil). Veja a programação completa do Dia Internacional do Jazz:
08h00min – Documentário ‘As origens do Jazz’ – Em um documentário totalmente didático, o grande trompetista Wynton Marsalis mostra passo a passo o surgimento e a evolução do Jazz.
09h20min – Discografia Comentada – Mesa redonda com o repertório essencial do Jazz de todos os tempos. Reflexões e apontamento do estilo.
10h00min – Documentário ‘Corpo e Alma’ – O documentário narra a vida do pianista Michel Petruciani, que nasceu com uma doença rara, conhecida como ‘Ossos de Vidro’. Apesar das limitações, o músico se tornou um dos maiores músicos de Jazz dos novos tempos.
13h00min – Workshop com Ismael Tiso – ‘Influências Jazzísticas em meu universo de criação…!’
14h30min – Workshop com Helcio Baroni – ‘Os mundos de Gismonti e Pascoal! As relações e afinidades do Jazz em meu trabalho autoral’
16h00min – ‘Rhapsody in Blue’ – Uma das obras mais fantásticas do compositor George Gershwin é apresentada aqui pela Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, com o solista búlgaro Milcho Leviev, numa performance eletrizante.
16h40min – Workshop com Mauro Marques – ‘Explorando o universo do canto! Comentários e impressões sobre o documentário ‘A um Passo do Estrelato’’.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O mês começará com Arte na Praça.

No dia 7, às 19h30min, corais e grupos especiais do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos se apresentarão na Praça Padre Francisco, Bairro Catumbi. O local onde o Projeto será iniciado foi escolhido pela própria comunidade, através de enquete feita no site da Prefeitura, com 41% dos votos. 
O Arte na Praça buscará promover apresentações artísticas e culturais em diversas praças de Três Pontas, levando arte para a população e descobrindo talentos nos diversos bairros da Cidade.
Já no sábado (9), véspera do Dia das Mães, a atração ficará por conta do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Isso mesmo. A Corporação estará no Município através da BIOS – Bombeiro Instrumental Orquestra Show.
Diferente e inovadora, a apresentação mistura música, informação cultural, dicas de saúde e dicas de prevenção com conteúdo acessível a todo tipo de público.
A BIOS tocará vários estilos de música, dentre eles, o Jazz e a Bossa Nova. O show será na Praça Cônego Victor, às 21 horas.

Vem aí: Zezé Di Camargo & Luciano e MUITO MAIS:

Onde há fumaça, há fogo – já alerta o velho ditado. E os rumores de um show com Zezé di Camargo e Luciano que há tempos rondam Três Pontas acabam de ser confirmados.  A apresentação está agendada para o domingo, 31 de maio, no Parque Multiuso da Mina do Padre Victor, com entrada franca.
Os “filhos de Francisco” são convidados especiais de um projeto cultural diferenciado que chega à Cidade pela Marolo Produções. Eles serão acompanhados por uma orquestra. Na mesma noite, sobem ao palco Sá e Guarabyra e uma atração local que ainda está sendo definida pela produtora.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Conservatório Municipal abre vaga para Instrutor Musical

CONFIRA >>
O Conservatório Municipal de Música Heitor Vila Lobos, comunica a abertura de vaga à contratação de candidatos para a função de Técnico em Educação. (Instrutor musical-violão)
Segue em anexo o edital.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Arte na Praça.

RESULTADO FINAL: Enquete Arte na Praça
Praça Padre Francisco (Bairro Catumbi) - 41%
Praça Francisco P. Barros (Bairro Botafogo) - 29%
Praça São Cristóvão (Bairro Aristides Vieira) - 20%
Praça Padre José de Anchieta (Bairro Ponte Alta) - 10%
---------------------------------------
O projeto ‘Arte na Praça’ é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, e propõe é promover apresentações artísticas e culturais em diversas praças de Três Pontas, levando arte para a população, e descobrindo talentos nos diversos bairros da cidade.
O primeiro encontro foi adiado para o dia 07 de maio, já que no dia 30 de abril acontecerá o 'Encontro de Violeiros'. A comunidade ajudou Secretaria de Cultura a escolher o local para o encontro, para isso a Prefeitura Municipal mobilizou a população em uma enquete, no site oficial do órgão (http://www.trespontas.mg.gov.br/).
A enquete encerrou com a praça do Bairro Catumbi vencedora, com 41% dos votos. Portanto não esqueçam: dia 07 de maio, às 20h, na Pr
aça Padre Francisco.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sarau no Quintal: PAZ!

Ontem, dia (10), aconteceu mais uma edição do Sarau no Quintal.
O Sarau no Quintal: PAZ contou com apresentações musicais de Gabriel e Bia.
Danilo, Danilão e Deivid também se apresentaram. Pela primeira vez no palco do Sarau Amanda pode mostrar seu talento, logo o clima de paz tomou conta do ambiente e Deivid e Amanda se juntaram para tocar e cantar. A música “imagine” de Jonh Lenon que fala sobre a necessidade de paz no mundo, foi recitada pelo radialista Francisco Barros.
Logo na entrada a artista Andrea Maganha expos seus desenhos super-realistas, chamando a atenção das pessoas.
A Casa da Cultura disponibilizou livros para doação durante todo o dia e também no sarau. Todos os livros foram levados.
O Sarau no Quintal acontece toda segunda quinta-feira do mês e é aberto para quem quiser mostrar seu talento, como para todos os públicos, com o tema PAZ, este sarau teve a intenção de unir as pessoas em comunhão à paz.





quarta-feira, 8 de abril de 2015

CAMPANHA CONTRA A DENGUE

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu diversas ações para o Dia Mundial da Saúde. A data, comemorada no dia 07 de março, é um momento para conscientizar a população para atitudes saudáveis, e também para as diversas doenças que atingem a comunidade.

Durante toda tarde, enfermeiros realizaram testes glicêmicos e aferiram a pressão dos cidadãos que passaram pelo local. Também havia uma tenda montada especialmente para a Dengue, onde as pessoas observaram as fases de evolução do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, desde a fase larval até o mosquito adulto.

O objetivo era conscientizar a população para eliminar os criadouros do mosquito, através do contato direto com os cidadãos, conversando e distribuindo panfletos, com dicas para não deixar locais com água parada, e assim evitar a procriação do mosquito.




terça-feira, 7 de abril de 2015

A DENGUE MATA! FIQUE ATENTO.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
Com alguns hábitos simples como este, você ajuda a combater os criadouros do mosquito que transmite a Dengue e a Chikungunya.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sarau no Quintal : PAZ

                                                   
Vai acontecer mais um Sarau no Quintal da Casa da Cultura Alfredo Benassi. 
É nesta quinta-feira, dia 09, ás 19h30min. 
Aguardamos por você.