terça-feira, 30 de julho de 2013

Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona na Espanha oferece o curso de especialização em gestão cultural.


Pelo quinto ano consecutivo, o Instituto Itaú Cultural, em parceria com a Cátedra Unesco Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, da Espanha, oferece o curso de especialização em gestão cultural. Com módulos presenciais e estudo a distância, o curso, que é gratuito e acontece de setembro de 2013 a maio de 2014, tem como foco a cultura contemporânea, seus conceitos e tendências. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de agosto aqui no site do instituto.

A especialização contará com professores convidados da Espanha, do Brasil e de outros países da América Latina. A direção fica por conta de Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e Alfons Martinell, professor doutor da Cátedra de Políticas Culturais da Universidade de Girona.

O programa do curso se diferencia por apresentar uma ideia de gestão cultural não como sucessão de atos rotineiros de administração, mas como conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras que possibilitam aos participantes o desenvolvimento de seus próprios fins culturais. O curso também se preocupa com o entendimento da gestão cultural como a capacidade de resposta no âmbito local e em sua relação com uma sociedade global e conectada.

As 40 vagas oferecidas são voltadas para graduados em ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes, com experiência e vínculo atual em instituição cultural, como gestores de cultura e docentes na área. É necessário o preenchimento de ficha de inscrição, disponível no site, além de currículo e carta de intenção (duas laudas, espaço duplo e letra 12) explicando o interesse pelo curso. A documentação exigida deverá ser enviada apenas pelos Correios – serão aceitas correspondências postadas até 6 de agosto. O nome dos selecionados será divulgado no dia 23 de agosto de 2013.

Maiores informações:

segunda-feira, 29 de julho de 2013

43º Festival Nacional da Canção / 30 e 31 de Agosto.


Acontece em Três Pontas, nos dias 30 e 31 de Agosto, o 43º Festival Nacional da Canção

- 43º Festival Nacional da Canção (Local: Praça Cônego Vitor - Praça da Igreja)
- 4º Festival Nacional da Cultura (Local: Praça Cônego Vitor - Praça da Igreja)
O 43º Festival Nacional da Canção obteve mais de 3.500 músicas inscritas de 24 estados brasileiros que vão concorrer ao Troféu Lamartine Babo. A competição, que começou no dia 26 em Extrema, no Sul de Minas, distribuirá R$ 200 mil em prêmios. Realizado em sete cidades, além de uma disputa, o evento proporciona a troca de ritmos culturais de todas as regiões do país.
  O Fenac é aberto a todos os gêneros musicais. Com apoio de leis federais e estaduais de incentivo à cultura, o festival leva arte para as ruas das cidades. Paralelamente às apresentações, será realizado o 4º Festival Nacional da Cultura, abrindo espaço para mágica, dança, música erudita e instrumental nas praças. 
Dividido em seis etapas eliminatórias o 43º FENAC iniciou-se em Extrema nos dias 26 e 27 de julho, em seguida Formiga, 2 e 3/8; Guapé, 9 e 10/8; Pouso Alegre, 16 e 17/8, Varginha, 23 e 24/8; Três Pontas, 30 e 31/8 e nos dias 6, 7 e 8 de setembro em Boa Esperança ocorrerão as semifinais e a grande final.

Clique na imagem e veja a programação:


Maiores informações: 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mostra de Cinema de Três Pontas!

A Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, com apoio do Governo de Minas, Acervo Filme em Minas e Lei de Incentivo à Cultura realiza a MOSTRA DE CINEMA DE TRÊS PONTAS, com filmes mensais até o mês de novembro.


25 DE JULHO – GIRIMUNHO
Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons. Em meio a uma festa com ares de culto as pessoas cantam e dançam misturadas às sombras, provocando um visual ao mesmo tempo atraente e impactante. Assim começa Girimunho, um filme de ritmo próprio cuja proposta maior é fazer com que o espectador mergulhe fundo em seu ambiente. Mas, para tanto, é preciso aceitar sua morosidade e compreender que ela faz parte da própria história.

30 DE AGOSTO – O PALHAÇO (EXIBIÇÃO SOMENTE ÀS 15 HORAS)
Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria. Quem é você? Qual é o seu lugar? Duas perguntas sintetizam o momento de vida do protagonista deste drama escrito, produzido, dirigido e atuado por Selton Mello. A boa notícia é que, bem diferente de seu primeiro trabalho por trás das câmeras (Feliz Natal), este título de agora se comunica com o público de maneira simples, tocante e ao mesmo tempo repleta de simbolismos.

26 DE SETEMBRO – FRONTEIRA
Interior de Minas Gerais, início do século XX. Maria (Débora Goméz) vive em um velho sobrado, onde possui a fama de ser santa. Porém a chegada de sua tia Emiliana (Berta Zemel), que veio empenhada em preparar o grande milagre dela, e um viajante (Alexandre Cioletti), por quem se apaixona, mudam sua vida.

24 DE OUTUBRO – O CASAMENTO DA ARARINHA-AZUL (EXIBIÇÃO SOMENTE ÀS 15 HORAS)
O Casamento da Ararinha-azul é um filme em animação 2-D, com 36 minutos de duração, inspirado na obra literária de Angelo Machado. Em fase de finalização, o projeto visa à difusão de uma emocionante mensagem de conscientização ambiental e à distribuição gratuita de 3.000 DVDs para escolas e entidades ambientalistas, em sua primeira edição. Assista ao capítulo inicial da emocionante história de uma ararinha-azul, cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após a cerimônia. Ela contará com a ajuda de um menino mágico e das crianças do Sacurá Futebol Clube para reencontrar o seu Ararinho. Adaptação da obra literária de Angelo Machado.

25 DE OUTUBRO - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
'O Contador de Histórias', filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes. Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções.

21  DE NOVEMBRO – ZUZU ANGEL
Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. O desfile da sua coleção em Nova York consolidou sua carreira, que estava em ascensão. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Ela uma empresária, ele lutando pela revolução socialista e Sônia (Leandra Leal), sua mulher, partilha das mesmas idéias. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo que "Paulo caiu", ou seja, Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam e Zuzu visita uma prisão militar e nada acha, mas viu que as celas estavam tão bem arrumadas que aquilo só podia ser um teatro de mau gosto, orquestrado pela ditadura. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo, mas os militares continuam fazendo seu patético teatro e até "inocentam" Stuart por falta de provas, apesar de já o terem executado. Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura e ela escreve que não descarta de forma nenhuma a chance de ser morta em um "acidente" ou "assalto".

20 DE NOVEMBRO - MUTUM 
(A data de exibição do filme MUTUM foi alterada do dia 22, para o dia 20 de novembro) 
Mutum é um local isolado do sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago (Thiago da Silva Mariz) e sua família. Thiago tem apenas 10 anos e, juntamente com seu irmão e único amigo Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), é obrigado a enxergar o nebuloso mundo dos adultos.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fanfarra Djalma Tiso se apresenta no Quilombo Nossa Senhora do Rosário.

O Quilombo Nossa Senhora do Rosário teve uma grande surpresa na manhã de domingo, dia 22 de julho de 2013, a Fanfarra Djalma Tiso se apresentou para toda comunidade, desfilando pelas ruas com muita música, dança e empolgação. 
A apresentação faz parte das comemorações pelos 156 anos de Três Pontas. 


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Confira como foi o Música na Praça (Praça São Cristóvão)

Como parte das comemorações dos 156 anos de Três Pontas, no dia 17 de julho, aconteceu na Praça São Cristóvão, no bairro Aristides Vieira, o Música na Praça, apresentado pela Corporação Musical Luís Antônio Ribeiro, ministrada pelo Maestro Wander Scalioni. 

Biblioteca Pública Municipal Celso Brant realiza exposição "Geometria do Amor".

Como parte da programação de férias, acontece na Biblioteca Pública Municipal Celso Brant, em parceria com a Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, a exposição "Geometria do Amor", que tem como essência, poesias que remetam ao amor, de autores como: Pablo Neruda, Manoel Bandeira, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Cecília Meireles e Adélia Prado.

 A exposição acontece até o dia 15 de Agosto. 

Confira como foi a Integração entre Professores do Conservatório de Música Heitor Villa Lobos.

Aconteceu no dia 16 de julho de 2013, a Integração entre Professores do Conservatório de Música Heitor Villa Lobos. As apresentações tiveram seu início as 20 horas, logo, empolgando o público presente. 

No repertório, clássicos de Ana Carolina, Marcus Viana, Robert Schumann, Chico Buarque, Milton Nascimento, dentre outros, a noite foi marcada por muita empolgação e profissionalismo. 

Clique nas fotos para ampliar.